ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA EMPRESAS: [email protected]

0

Meu Carrinho

Tudo o que você precisa saber sobre instrumentos de medição

Querendo montar o seu próprio laboratório de medição e não sabe por onde começar? Nós ajudamos! Hoje, no mercado, existem diversos instrumentos de medição — todos eles com funções específicas para cada ocasião. Antes de começar a falar dos instrumentos que são indispensáveis para o seu laboratório, daremos algumas informações.

Todo e qualquer instrumento de medição deve estar calibrado quando for usado. A calibração garante a você resultados com a máxima precisão — fundamentais para qualquer construção, reforma ou reparo.

Não existe data específica para a calibração; ela ocorre de acordo com o uso e necessidade do profissional.

Meu próprio laboratório de medição

Bom, se você está pensando em montar o seu próprio laboratório de medição com os mais diversos instrumentos se liga só nessas dicas!

Passo a passo: O que comprar e por que?

O osciloscópio é um instrumento de medida destinado a visualizar sinais elétricos. O aparelho cria um gráfico tridimensional invisível de uma ou mais diferenças elétricas. No osciloscópio é possível identificar, no eixo vertical, o tempo — tornando possível a mostra de sinais periodicamente —, e no eixo horizontal, a tensão

O instrumento é indispensável para diversas áreas e profissionais, portanto, não se esqueça dele.

Já os terrômetros que você pode encontrar na Tecnoferramentas, são instrumentos específicos para a medição da resistência de aterramento, como medição de tensões geradas e transmitidas por correntes no solo.

A maior parte das instalações possuem sistemas de aterramento, pois, se houver um evento de pancada ou sobrecarga, elas encontraram um caminho seguro pela terra.

Ou seja, os terrômetros são necessários para, resumidamente, medir a resistência do solo; quanto menor a resistência do solo, maior é a dissipação da descarga atmosférica no solo e vice versa.

Agora vamos falar dos Megôhmetros!

Os megômetros, ao contrário dos ohmímetros, servem para medir altas resistências de isolamento, normalmente em motores e transformadores, detectando a fuga entre dois pontos de isolamento. O instrumento aplica uma tensão, que varia entre 500 e 15000v — dependendo do modelo —, efetuando a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento.

No mercado é possível encontrar megômetros digitais e analógicos.

Por fim, mas não menos importante, o manômetro.

O manômetro é um instrumento utilizado por diversos setores para a realização de medições de pressão, tanto atmosférica, quanto de gases e líquidos. Uma medição precisa é fundamental para manter a pressão e temperatura correta nos locais onde o equipamento é necessário — oferecendo clareza e rapidez durante todo o processo.

Certificado de calibração, não esqueça dele

Precisando calibrar os seus instrumentos? Não se esqueça que, só o grupo Tecnoferramentas, oferece o melhor serviço de calibração, para diversos instrumentos de medição registrados e enviados com o Certificado de Calibração Rastreado RBC/Inmetro.