ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA EMPRESAS: vendas@tecnoferramentas.com.br

0

Meu Carrinho

A arte de medir e calibrar

Hoje, no mercado, existem diversos instrumentos de medição — todos eles com funções específicas para cada necessidade. Todo e qualquer instrumento de medição deve estar calibrado quando for usado.

A calibração garante a você resultados com a máxima precisão — fundamentais para qualquer construção, reforma ou reparo. Não existe data certa, cada instrumento requer cuidados diferentes e, do mesmo modo, a calibração.

As dúvidas mais frequentes na hora da calibração

Com dúvidas sobre quando enviar o seu instrumento para calibração? Se liga só nas perguntas, já respondidas, mais recorrentes em nosso site!

Em quais pontos é realizada a calibração do instrumento de medição?
R
. Os pontos onde é realizada a calibração do instrumento é determinado por normas técnicas ou pelo próprio Inmetro — dependendo do aparelho —, porém, caso o cliente possua “pontos específicos”, basta informar no ato da contratação do serviço.

Existe validade para o certificado de calibração?
R.
Apesar de possuírem prazo de validade, a calibração do instrumento depende diretamente da frequência do uso do instrumento, manuseio, grau de exatidão, entre outros. Por isso, cabe ao cliente definir a validade adequada para o seu instrumento de medição, que varia de dias, meses e até anos

No site do TecnoLab você pode consultar mais algumas perguntas já respondidas e, se ainda restarem dúvidas, é possível perguntar diretamente a equipe do TecnoLab.

Instrumento de medição: Como usar?

Em dúvidas de como usar alguns dos instrumentos de medição? A gente te ajuda!

osciloscópio digital

O osciloscópio digital é um instrumento de medida destinado a visualizar sinais elétricos — criando um gráfico tridimensional invisível de uma ou mais diferenças elétricas. No aparelho, é possível identificar sinais de forma periódica. No monitor é possível ver, no eixo vertical, o tempo e no horizontal, a tensão.

terrômetro digital

Já os terrômetros, são instrumentos específicos para a medição da resistência de aterramento, como medição de tensões geradas e transmitidas por correntes no solo. No caso de grande pancada ou sobrecarga elétrica, as instalações terão um caminho seguro pela terra.

Manômetro digital em conta

O manômetro é um instrumento utilizado para a realização de medições de pressão, tanto atmosférica, quanto de gases e líquidos. Uma medição precisa é fundamental para manter a pressão e temperatura correta nos locais onde o equipamento é necessário.

Megôhmetro digital

Por fim, mas não menos importante, os megômetros.

Os megôhmetros são instrumentos que servem para medir altas resistências de isolamento, normalmente em motores e transformadores, detectando a fuga entre dois pontos de isolamento.

O instrumento funciona com a aplicação de uma tensão, que varia entre 500 e 15000v — dependendo do modelo —, efetuando a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento.

Fique ligado em nossas dicas e você nunca estará desatualizado ou desinformado quando o assunto é instrumentos de medição.